Este Blog, tem o intuito de esclarecer a atuação da Terapia Ocupacional nas diversas áreas de atuação, trazendo a quem necessita, possibilidade de tratamento e melhor qualidade de vida. "Nós Terapeutas Ocupacionais não temos o poder de aumentar o tempo de vida de nossos pacientes, mas temos o poder de aumentar a vida destes dias." (João Galdino)
sexta-feira, 9 de setembro de 2011
Instituições de Longa Permanência
Papel da Terapia Ocupacional nas Instituições de Longa Permanência.
A Terapia Ocupacional deve intervir visando à qualidade de vida dos idosos, sempre considerando os processos de perdas próprias do envelhecimento e as possibilidades de manutenção de seu estado de saúde (Lacerda, 2005).
De um modo geral, é função do Terapeuta Ocupacional restabelecer as perdas físicas, mentais e sociais, que causam desajuste no idoso.
O processo Terapêutico Ocupacional se inicia com a identificação das habilidades e das limitações funcionais do idoso através da avaliação, que pode ser considerada o inicio do processo terapêutico. Com base nessas informações, são elaborados o planejamento e a implementação da intervenção, seguida de reavaliações periódicas.
O grande objetivo da Terapia Ocupacional em Reabilitação Geriátrica é manter no idoso a vontade de viver, e que o mundo para ele continue povoado de finalidades sendo assim sentindo-se útil e ativo.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário